quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Espaço Criança Esperança

 

Parabéns, pela bela iniciativa, para os arquitetos que projetaram e realizaram as reformas do Espaço Criança Esperança: Fernando Hermanny, Germana Giannetti, Júnio Piacesi, Denise Macedo, Maluh Amorim e para os diretores da Casa Cor Minas Gerais, João Grillo e Ernesto Lolato.


O Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, três ambientes projetados e reformados em parceria com a Casa Cor Minas Gerais: a Recepção, a Biblioteca e a Sala de Atendimento Psicossocial. Os ambientes foram escolhidos de acordo com seu papel e importância nas atividades desenvolvidas no projeto.
A reforma dos ambientes no ECE-BH é o primeiro resultado da parceria com a Casa Cor, iniciada neste ano. Três renomados escritórios de arquitetura de Belo Horizonte, HG Arquitetura, Piacesi & Macedo Arquitetos Associados e ARBK Arquitetura doaram os projetos e a reforma. Com o apoio de parceiros e fornecedores eles conseguiram também o mobiliário e materiais de acabamento como luminárias e cortinas.
Personalidades presentes no evento

A solenidade de inauguração teve as presenças do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; do arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; da coordenadora do Programa Criança Esperança pela Unesco, Rosana Sperandio; da vice reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes; dos diretores da Casa Cor Minas Gerais, João Grillo e Ernesto Lolato; dos arquitetos que projetaram e realizaram as reformas, Fernando Hermanny, Germana Giannetti, Júnio Piacesi, Denise Macedo, Maluh Amorim, entre outras autoridades.

Os convidados visitaram os ambientes reformados na companhia do coordenador geral do ECE-BH, Leonardo Coelho, e puderam ouvir um pouco da importância de cada um deles para o trabalho realizado no Espaço. “A Sala de Atendimento Psicossocial, por exemplo, é um ambiente no qual o tema tratado, a violação de direitos de crianças e adolescentes, é muito duro e difícil de lidar. Por isso a necessidade de termos um ambiente mais colorido, alegre”, conta a supervisora de Atenção Psicossocial Ana Bambirra.

Marcelo Matte, diretor regional da TV Globo Minas, e Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Rede Globo, falaram do compromisso do projeto Criança Esperança em mobilizar a sociedade para a questão das crianças e adolescentes. Ressaltaram também como a parceria com a Casa Cor Minas Gerais vem a agregar no processo de levar a educação aos jovens brasileiros.
A apresentação do Balé Brasil agradou aos presentes

Rosa Sperandio, oficial de projetos e coordenadora do programa Criança Esperança na UNESCO, agradeceu a cada um que ajudou a transformar os ambientes reformados em um lugar de alegria, onde a cultura de paz é promovida.
Para finalizar, o arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que visitava pela primeira vez o ECE-BH, realizou a benção de inauguração e fez um desejo especial a todas as crianças, adolescentes, jovens e famílias atendidospelo ECE-BH: “Que tudo concorra para o bem dos destinatários desse serviço. E que jamais esqueçamos que dentro de nós só existe uma fonte de amor. Esta fonte é Deus”.


Recepção: A dupla de arquitetos Denise Macedo e Junior Piacesi desenhou uma recepção mais sofisticada e funcional, com a mudança do piso e dos móveis.

Sala de Atenção Psicossocial: a arquiteta Maluh Amorim cuidou desse ambiente, que tem novos móveis e iluminação.

Biblioteca: Fernando Hermany e Germana Gianneti criaram uma biblioteca atraente e lúdica, com novas estantes, equipamentos de som e TV.

Fonte: Site http://www.globo.com/